terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ação contra o Google por publicar foto de um engenheiro vomitando.

O engenheiro H.D.D. estava voltando do almoço, em Belo Horizonte (MG), quando se sentiu mal e vomitou na esquina da Rua Tomé de Souza com Avenida Getúlio Vargas, numa região chamada Savassi - próxima ao centro da capital mineira e que é conhecida pela grande quantidade de bares e por um desenvolvido comércio.

Seria uma indisposição casual, típica de um dia quente e de algo desagradável ingerido na refeição, mas o mal-estar é bem maior e se arrasta até hoje, desde que o Google lançou o Street View no país. Tal porque no exato momento em que o engenheiro vomitou, o carro do Google fazia o mapeamento na esquina e registrou a cena, que foi para o mapa, quando detalhado e com o zoom ampliado.

Agora H.D.D. processa o Google e quer uma reparação de R$ 500 mil por danos morais e uso indevido da imagem.

Um britânico vomitando em Londres passou por situação semelhante: ele teve a foto retirada do Street View após vários protestos dos ingleses na Internet.

O engenheiro brasileiro lembra que, logo quando o sistema começou a funcionar, um colega de empresa o identificou no Street View. O uniforme da empresa e o rosto sem estar borrado colaboraram para a identificação.

“Era final de expediente. Vi a foto no computador e nem dei muita bola”, conta. “Mas, depois, a imagem foi se espalhando em corrente de e-mail para todo mundo igual praga. Foi um dia de gozação tremenda. A imagem foi publicada em saites de gozação, jornais e até em noticiário de televisão”, lamenta o cidadão.

Por causa da situação, classificada como "constrangedora", H.D.D. procurou um advogado e ajuizou uma ação por danos morais e uso indevido da imagem.

O primeiro pedido é para a retirada da imagem. “Esse tipo de situação não é adequado para o fim a que o sistema se propõe. Não sou contra a tecnologia, mas acredito que faltou um cuidado maior na edição”, diz o engenheiro.

Ele atina com outra hipótese: "a publicidade gerada por imagens como a dele ajudou a divulgar o Street View quando estava sendo lançado no Brasil".

A ação do engenheiro de Belo Horizonte se soma a uma série de reclamações em todo o mundo contra o sistema de mapeamento, acusado de invadir a privacidade. (Proc. nº 2418522-18.2010.8.13.0024 - com informações do jornal O Estado de Minas).

Contraponto

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Google informou que não comenta casos específicos.

Sobre o Google Street View a empresa sustenta que "todas as imagens usadas no serviço são cenas urbanas, captadas em vias públicas". Diz também que "para proteger a identidade das pessoas, criou filtros especiais que borram automaticamente a imagem de rostos das pessoas e placas de carro".

Caso existam imagens que ofendam a privacidade ou que sejam impróprias, o serviço disponibiliza a ferramenta ‘Informar um problema’, no canto inferior de cada mapa, que permite indicar e marcar possíveis problemas.

A empresa diz mais que "os casos são direcionados a uma equipe de pessoas do Google Street View que os analisa e, se for o caso, toma as providências necessárias.”

Outros incidentes envolvendo o Google Street View

* No Rio de Janeiro, o Google Street View capturou a imagem do corpo de uma pessoa morta. A foto foi retirada após protestos.

* Em Broughton, na Inglaterra, moradores formaram uma corrente humana para impedir que o carro do Street View passasse e fizesse o mapeamento.

* Na Alemanha, depois de muita briga, os cidadãos podem escolher se a casa entra ou não no Street View.

* Paul McCartney pediu que o Google retirasse sua mansão, em St Johns Wood, no Norte de Londres, do sistema.

* Um casal de Pittsburgh, nos Estados Unidos, processou o Google em US$ 25 mil por ter a casa exposta, mas não conseguiu a indenização.

* O governo da República Tcheca já rejeitou duas vezes o pedido do Google que deseja refazer o mapeamento no país.

Fonte: http://www.espacovital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário