terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Revista vexatória nas Lojas Americanas gera reparação.

O grupo das Lojas Americanas terá de reparar uma consumidora em R$ 4 mil por danos morais devido à revista vexatória a que foi submetida após o disparo do alarme antifurto, quando ela saía da loja. A decisão da juíza do 6º JEC de Brasília (DF) foi mantida, por unanimidade, pela 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do TJ-DF. Não cabe mais recurso.

A autora contou que em agosto de 2009, fez compras nas Lojas Americanas e foi surpreendida pelo acionamento do alarme antifurto quando saía do local. Ela afirmou que o encarregado da loja revistou suas sacolas e encontrou um dispositivo de segurança fixado em uma barra de chocolate. A autora alegou ter sofrido constrangimento ao ser revistada diante de outros clientes presentes na loja.

Na sentença da 1ª instância, foi dado razão à autora, sob o argumento de que a loja poderia ter revistado a consumidora em local reservado sem expô-la a constrangimentos. "Todavia, a requerida preferiu conferir o conteúdo da sacola em meio ao público, tendo ainda exigido que ela se dirigisse, uma vez mais, ao caixa, para a retirada de dispositivo de alarme esquecido pelo funcionário em um dos produtos", cita a decisão.

As Lojas Americanas entraram com recurso, negando a abordagem à autora. A ré sustentou que não houve a produção de nenhuma prova nesse sentido e que a autora se valeu unicamente do depoimento de uma pessoa. A turma, no entanto, manteve a sentença pelas mesmas razões indicadas pela juíza, condenando a ré ao pagamento de R$ 4 mil à autora por danos morais.

A defensoria pública atua em nome da autora. (Proc. 2009.01.1.124092-2 - com informações do TJ-DF)

Fonte: http://www.espacovital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário